Você provavelmente já ouviu falar da Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, como é chamada coloquialmente.
Table of Contents
ToggleMas o que é, exatamente?
A Indústria 4.0 é um conceito onde a adoção em massa de tecnologias digitais por indústrias e empresas revoluciona a forma como as coisas são feitas, para uma melhor automação e gerenciamento de processos.
Os muitos avanços tecnológicos feitos nas últimas décadas resultaram em uma maior capacidade para computadores e nossa capacidade de utilizá-los de novas maneiras.
Pesquisadores e cientistas têm estudado estes desenvolvimentos a fim de encontrar novas maneiras de aplicar estes avanços dos computadores no mundo real, particularmente nos processos de fabricação.
O resultado é que agora podemos usar a tecnologia para ajudar a tornar as tarefas mais rápidas, mais eficientes e menos propensas a erros humanos.
BENEFÍCIOS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL:
MAIS QUALIDADE
Os resultados obtidos com uma linha automatizada, além de mais precisos, trazem mais qualidade e em um menor tempo. Esse aumento de qualidade pode ser notado pelo fato da definição de padrões desejados, melhor uso dos recursos, precisão de cortes, entre outras ações.
MAIOR PRODUTIVIDADE
Computadores e máquinas complementam o trabalho humano, trazendo agilidade e produtividade para a grande maioria das tarefas. A IA é um agente importante neste fator, já que pode aprender e melhorar os processos de produção ou operação, tornando toda a cadeia de produção mais eficiente.
REDUÇÃO DE GASTOS
Com o aumento da produtividade e menos problemas, é possível entregar mais produtos, aumentar o controle e a previsibilidade da produção.
PRECISÃO
A precisão alcançada pelos processos de automação industrial é fundamental para alguns nichos de mercado, tal precisão varia muito com trabalho humano e depende de políticas de melhoria de produtos e treinamentos frequentes.
A Automação Industrial é o primeiro passo para a Indústria 4.0. Conheça as soluções do Grupo Feromax para isso.