Manter a durabilidade das ferramentas pneumáticas é fundamental para garantir que elas mantenham um ótimo desempenho, garantir que sua manutenção esteja em dia, diminui a deterioração dos seus materiais gerada pelo atrito e corrosão.
Table of Contents
Toggle
Como manter as suas ferramentas pneumáticas duráveis? Entenda como fazer isso e a importância da manutenção.
O que é a manutenção de uma ferramenta pneumática?
A manutenção garante manter a ferramenta em boas condições de funcionamento, porém, existem dois tipos de manutenção:
A manutenção preventiva é realizada para reduzir o risco de falha, e engloba todos os tipos de medidas simples e regulares. Garantindo que as ferramentas sejam lubrificadas regularmente, e peças sejam substituídas antes mesmo de apresentarem um problema maior.
A manutenção corretiva é realizada conforme a necessidade. Ela envolve reparos após uma falha que não pôde ser prevista; isto pode ser devido a peças quebradas ou, porque a ferramenta não teve a manutenção preventiva correta.
Princípios básicos que garantem a durabilidade da sua ferramenta pneumática.
- Garantir qualidade e a pressão do fornecimento de ar. É importante que o ar esteja limpo e lubrificado; portanto, utilizar os acessórios como filtro, regulador e lubrificador, otimizará o desempenho e a vida útil da ferramenta.
- Seguir corretamente as orientações do fabricante. Siga as orientações dos fabricantes no que diz respeito à configuração, lubrificação e peças de desgaste para cada uma de suas ferramentas.
- Armazene bem as ferramentas. Se não estiverem sendo usadas, elas devem ser mantidas em um local distante sem calor e umidade, e seguir as recomendações de armazenamento de cada fabricante.
Está buscando ferramentas pneumáticas? Fale com nossos especialistas e encontre a solução ideal para a sua necessidade!